Em um terreiro de Umbanda por ser um local sagrado, deve ser respeitada a simplicidade.
Nossos trabalhos( cultos) tinham a seguinte seguencia:
Momento de reflexão e silêncio.
Nossos trabalhos( cultos) tinham a seguinte seguencia:
Ø DESPACHAR EXU-
É saudar este guardião, lhe pedindo que cuide para que nada possa interferir para o bom andamento dos trabalhos.Não há incorporações.
É saudar este guardião, lhe pedindo que cuide para que nada possa interferir para o bom andamento dos trabalhos.Não há incorporações.
Ø PRECE DE ABERTURA-
Abrem-se as cortinas do templo,velas são acesas e todos ajoelhados elevam o pensamento a Deus( Zambi) e com uma prece feita, o Pai -Nosso, todos acompanham.
A seguir com a inspiração de Deus o dirigente agradece a Zambi e saúda a todos.
Neste momento em oração, pede-se proteção e também que seja feita a divina ligação.Começa aqui a concentração mediúnica.
Abrem-se as cortinas do templo,velas são acesas e todos ajoelhados elevam o pensamento a Deus( Zambi) e com uma prece feita, o Pai -Nosso, todos acompanham.
A seguir com a inspiração de Deus o dirigente agradece a Zambi e saúda a todos.
Neste momento em oração, pede-se proteção e também que seja feita a divina ligação.Começa aqui a concentração mediúnica.
Momento de reflexão e silêncio.
Ø DEFUMAÇÃO-
Após a oração vem a defumação que é feita nos quatro cantos do terreiro, no congar,nos atabaques, na guia da Mãe/Pai de santo e na corrente : Médiuns, auxiliares e na assistência.
Após a oração vem a defumação que é feita nos quatro cantos do terreiro, no congar,nos atabaques, na guia da Mãe/Pai de santo e na corrente : Médiuns, auxiliares e na assistência.
Ø ABERTURA DA GIRA-
Soam com leveza os atabaques nos cantos de saudação a Oxalá. Os atabaques começam a sua participação efetiva e saudam numa seqüência todas as linhas de Umbanda.Os médiuns acompanham com cantos e palmas.
Soam com leveza os atabaques nos cantos de saudação a Oxalá. Os atabaques começam a sua participação efetiva e saudam numa seqüência todas as linhas de Umbanda.Os médiuns acompanham com cantos e palmas.
Ø BATER CABEÇA -
Uma atitude de humildade diante dos Orixás.
O médium toca suavemente a testa no chão, mostrando respeito pela terra que toca e humildade diante de Deus. Na seqüência cumprimentam os pais de santo, pai e mãe pequeno do terreiro, seguidos dos médiuns, cambones e tabaqueiros.
Existe o ponto para a Mãe/Pai de santo e outro para os demais.
Os médiuns batem cabeça: No congar, depois em direção a tronqueira, atabaques e por último ao Pai/Mãe de Santo.
Finalmente se cumprimentam entre si, saudando o anjo da Guarda.
Uma atitude de humildade diante dos Orixás.
O médium toca suavemente a testa no chão, mostrando respeito pela terra que toca e humildade diante de Deus. Na seqüência cumprimentam os pais de santo, pai e mãe pequeno do terreiro, seguidos dos médiuns, cambones e tabaqueiros.
Existe o ponto para a Mãe/Pai de santo e outro para os demais.
Os médiuns batem cabeça: No congar, depois em direção a tronqueira, atabaques e por último ao Pai/Mãe de Santo.
Finalmente se cumprimentam entre si, saudando o anjo da Guarda.
Ø CHAMADA DAS ENTIDADES-
É saudada a coroa do dirigente do terreiro com um canto.Em seguida é feita a chamada do Guia que irá orientar os trabalhos espirituais.
Cumprimento do guia- Uma vez no terreiro o mentor espiritual cumprimentará o congar e saudará seus filhos com palavras de amor caridade e humildade.
É saudada a coroa do dirigente do terreiro com um canto.Em seguida é feita a chamada do Guia que irá orientar os trabalhos espirituais.
Cumprimento do guia- Uma vez no terreiro o mentor espiritual cumprimentará o congar e saudará seus filhos com palavras de amor caridade e humildade.
Ø INICIO DOS TRABALHOS-
Começa com a chamada das entidades que vem trazer bons fluidos, retirando os fluidos menos sutis e facilitando o bom andamento dos trabalhos.
Médiuns já desenvolvidos recebem seus guias que ajudam os novos nos seus trabalho de desenvolvimento.
Após a chamada de todas as linhas para que todos tenham oportunidade de desenvolver, ficam apenas incorporados os médiuns com habilitação para dar passes ou fazer consultas.
Começa com a chamada das entidades que vem trazer bons fluidos, retirando os fluidos menos sutis e facilitando o bom andamento dos trabalhos.
Médiuns já desenvolvidos recebem seus guias que ajudam os novos nos seus trabalho de desenvolvimento.
Após a chamada de todas as linhas para que todos tenham oportunidade de desenvolver, ficam apenas incorporados os médiuns com habilitação para dar passes ou fazer consultas.
Ø ENCERRAMENTO-
Após o passe, são cantados pontos de subida para todos os guias e finalmente o ponto de subida para o Guia que dirige os trabalhos espirituais que com doces palavras se despede.
Após o passe, são cantados pontos de subida para todos os guias e finalmente o ponto de subida para o Guia que dirige os trabalhos espirituais que com doces palavras se despede.
Ø FINAL-
É feita a oração da Ave Maria com todos ajoelhados.A seguir o canto final de bater cabeça e despedida dos irmão.
Encerra assim mais um dia de amor, fé e caridade.
É feita a oração da Ave Maria com todos ajoelhados.A seguir o canto final de bater cabeça e despedida dos irmão.
Encerra assim mais um dia de amor, fé e caridade.
SARAVÁ!!
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