segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Linhas

     Na umbanda os meios de trabalho são exercidos através de linhas que vibram em determinados pontos da natureza e que utilizam espíritos que vibram na mesma natureza.
Temos 7 (sete) linhas de trabalho que são:



1- Linha de Oxalá ou Linha de Santo

- Nesta linha as falanges são de Santo Antônio, São Cosme e Damião, Santa Rita, Santa Catarina, Santo Expedito e São Francisco de Assis.
Esta linha é responsável por desmanchar os trabalhos de magia.


-


2- Linha de Ogum -

É dividida em 7 (sete) legiões:
Ogum Beira-Mar,
Ogum Rompe-mato,
Ogum Megê,
Ogum Íara,
Ogum de Lei,
Ogum de Malei e
Ogum de Ronda.
Esta linha protege os filhos contra as brigas, lutas e demandas.
_


3) Linha de Oxóssi



São caboclos índios. Também temos a linha de boiadeiros, possuidores dos mesmos arquétipos dos caboclos. Se identificam com a vibração das matas.
Falanges de :
Urubatão,
Arariboia,
Caboclo das 7 Encruzilhadas,
Águia Branca e muitos outros índios chefes ,ensinam o uso das plantas medicinais


-


4- Linhas das Almas
São entidades reconhecidas na umbanda como possuidores de coroas (luz/elevação espiritual) são denominadas de "Preto-velho", conhecedores de todas as Mirongas (segredo) da umbanda. Esta falange é denominada Yorimá, representam a velhice, mas não no sentido material. mas como arquétipos, cabendo em um contexto de maturidade, vivência e orientação espiritual. Cabem a eles zelar pelo terreiro, tomando a posição de mentores espirituais.



Linha Africana



Dividida nas falanges do Povo da Costa, Pai Francisco, Povo do Congo, Povo de Angola, Povo de Luanda, Povo de Cabinda e Povo de Guiné, eles prestam caridades e orientam os fiéis para a prática do bem.


_


5- Linha de Yori



São espíritos infantis, representando as crianças e são denominados na umbanda popularmente como "Meninos de Angola". São espíritos muito puro e inocente.



Linha do Oriente
- Subdividida pelas falanges do Hindus, dos médicos, dos árabes, chineses, oriente, romanos e outra raças européias.


-



6- Linha de Yemanjá
Esta é uma das linhas mais poderosas da umbanda que é chefiada pela mesma. Representam entidades que manifestam na linha das águas. Representam as sereias (não possuem forma de sereias e apenas uma simbologia para representar a linha vibratória das entidades) e marinheiros. Trabalham com a força de Yemanjá (água salgada). Possuem um lindo trabalho de limpeza e purificação.

A falanges das sereias que tem por chefe Oxum. Ainda nessa linha temos a falange das ondinas chefiada por Nanã; falange das caboclas do mar; Indaiá da falange dos Rios; Yara dos marinheiros e Tarimã das Calugas-Caluguinha da Estrela-guia.
_



7- Linha de Xangô
São entidades (caboclos) que vibram na linha da pedreira. Possuem muita força vibratória já que estão na mesma vibração de Xangô (fogo) e p Linha de Xangô
- Dividida nas seguintes falanges: falange de Yansã, do Caboclo do Sol, Caboclo da Lua, Caboclo da Pedra Branca, Caboclo do Vento e Caboclo Treme-Terra.
ossuem estrutura pesada como uma rocha.
_



Assim é formada as 7 (sete) linhas de trabalho da umbanda, que todo médium possui, não podendo esquecer de citar a linha da ESQUERDA ou da ENCRUZILHADA,




Linha de Exus - Podemos encontrá-los na encruzilhada ou linha da esquerda, são espíritos não evoluídos mas com papel importante na umbanda, pois, por estarem mais próximos da matéria servem como soldados (guardiões) de seus médiuns, tendo como função de defender e desmanchar o mal e promover o equilíbrio da natureza (Negativo/Positivo).






Nenhum comentário:

Postar um comentário