domingo, 12 de fevereiro de 2012

A QUARESMA


O que é a Quaresma?

Respeitada pelas várias religiões existentes, é um tempo litúrgico, em cada ano, que precede o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

Também a nossa ressurreição espiritual, a Páscoa do nosso espírito, deve ser precedida da morte pelos bens do mundo.

Morte do nosso natural apego a tudo aquilo que constitui estes bens: os nossos desejos inconfessáveis, as nossas tendências malévolas, o nosso egoísmo e a nossa soberba.

Esta morte não é fácil, necessita de preparação, tempo, constância, para retomar diariamente o caminho. É uma experiência que dura toda a nossa vida, com vitórias alternadas, com momentos de triunfo e momentos de fracassos.

Toda a vida se torna por isso uma recorrente quaresma, que não se fecha em um tempo em si mesma, nem tem uma intensidade uniforme, mas variante e fragmentada em momentos de paixão, de ressurreição, de paz.

Retenhamos por isso, as mensagens dadas em todos os templos, para guiar, o nosso crescimento espiritual, e destinada a todos que desejem seguir neste caminho, para que possam ser de ajuda por toda a nossa vida, na nossa peregrinação terrena.

Por isso, o que importa é acolher em nossos corações as palavras que nos ajudarão a seguir o Divino Mestre, nesta vida que é similar a uma longa quaresma, e que nos exorta a oferecer ao Criador, os nossos sacrifícios em prol dos demais.

Devemos meditar nestas palavras para podermos compreender, alguns dos significados, os quais nos estimula a cumprir aquelas ações que certamente nos trarão o bem. A imediata conclusão que tiramos é que os nossos sacrifícios ao Criador, tornam-se para nós fonte de bem e podem ser transformados em bem o mal que possa se apresentar.

O conceito religioso de sacrifício traz em si uma idéia de oferta espontânea. O Divino Mestre, que se ofereceu em sacrifício, representando em uma forma única e perfeita, a transformação do mal em bem, de eficácia universal.

Quando este sacrifício é voluntário, ele se torna missão purificadora, expressão de íntima conversão do coração, e é por isso uma oferta ao Supremo Criador do Universo.


Pesquisado e extraído do
Medjugorje. Torino n.98
De Uberto Mori

Nenhum comentário:

Postar um comentário